Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano

 

INGLÊS para ADULTOS

Soluções Definitivas no Domínio da Língua Inglesa

Sumário

Notícias

Nesta seção você poderá acompanhar quais são as novidades deste site temático:

  • Uma excelente oportunidade de você desenvolver e praticar o seu inglês é frequentar os seminários internacionais de desenvolvimento pessoal e profissional do IDPH agendados para 2013 e 2014:
    1. Em novembro de 2013 teremos a 5ª Formação Internacional em Panorama Social com um dos mais brilhantes treinadores europeus de PNL avançada, o holandês Lucas Derks;
    2. Em abril e maio de 2014, pela segunda vez no Brasil, programamos dois workshops com o norteamericano David Gordon, treinador da primeira geração da PNL mundial, um dos maiores especialistas do mundo no assunto da MODELAGEM;
    3. Ainda em final de maio de 2014, teremos mais uma vez no Brasil o treinador dinamarquês Leo Angart, especialista mundial de PNL no assunto de Recuperação da Visão;

  • Entre os dias 11 e 19 de janeiro de 2014 acontecerá a SEMANA da APRENDIZAGEM em São Paulo. Trata-se de um evento único de transformação, aprimoramento pessoal e desenvolvimento de competências de aprendizagem. Saiba mais...
  • Está previsto para o primeiro semestre de 2014 a finalização da redação da nova versão do livro DOMESTICANDO O DRAGÃO, um material útil para quem deseja aprender novos idiomas de formas mais simples, rápidas e, principalmente mais agradáveis. As novidades dessa nova edição incluem uma compreensão mais profunda e detalhada dos conflitos e motivações inconscientes que enfraquecem a disposição ou a disponibilidade de aprender não somente outras línguas, mas qualquer coisa. Pretendemos lançar o livro ainda em 2014.

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Palestras

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Dicas Úteis sobre o Aprendizado da Língua Inglesa

  • Grande parte dos fracassos em dominar a língua inglesa é resultado de se ignorar uma regra muito simples do aprendizado de idiomas estrangeiros:
    1. Se você deseja dominar a competência da leitura, deve ler! Parece simples demais dizer isso, mas as pessoas frequentemente pensam que melhorarão a leitura estudando gramática! Não é verdade, na língua materna só aprendemos gramática depois de dominar as quatro competências essenciais, cuja ordem natural é: audição e compreensão, expressão verbal (falar), leitura e compreensão e, finalmente, redação. Nunca aprendemos gramática antes disso...
    2. Só se conquista a habilidade de ouvir e compreender o discurso de língua inglesa ouvindo... Ler ou escrever não desenvolve a habilidade de ouvir. Falar contribui um pouco. Há pessoas que falam inglês mas não conseguem entender o que ouvem pois não treinaram a audição o suficiente!
    3. Pode parecer redundância, mas você não tem ideia da quantidade de pessoas que ignoram esta simples regra: só é possível aprender a falar a língua inglesa, falando-a! Não se aprende conversação somente ouvindo, lendo ou escrevendo. Existem muitas pessoas iludidas no desenvolvimento desta competência. Temos depoimentos de clientes que diziam fazer três aulas individuais de conversação por semana, com uma hora de duração cada uma, nas quais, de fato, exercitavam conversação somente dez minutos por aula! A primeira parte da aula era destinada à ler, compreender textos, aprender a gramática, etc. Esses clientes estavam sendo iludidos! É necessário pelo menos 180 a 250 horas de prática de conversação para se adquirir alguma fluência. A maioria das pessoas não alcançam os resultados desejados por ignorarem esta regra simples.
    4. Finalmente, você já deve ter imaginado, para aprender a escrever em inglês é necessário praticar a redação. A regra é muito simples. Existem muitos analfabetos em língua portuguesa que são poetas repentistas no nordeste brasileiro. Eles compõem poesia e música tocando um instrumento ao mesmo tempo... Porém não sabem nem ler nem escrever.

    Obs: em nenhum destes casos a gramática contribuirá! O estudo da gramática antes das competências anteriores serem desenvolverá o perfeccionismo e o medo de errar que, por sua vez, inibirá a prática livre das habilidades acima. A maior parte das pessoas que se acham bloqueadas começaram a estudar o idioma estrangeiro pela gramática!.


  • Levando-se em conta a carga horária de prática necessária para se dominar cada uma das quatro competências essenciais (leitura, redação, compreensão auditiva e conversação), muitas pessoas pensam que será necessária muita displina para se adquirir tais habilidades. Bem, frequentemente recomendo que não se use disciplina para isso, pois não é uma característica do brasileiro o exercício da disciplina. Para nós, um povo extremamente criativo e flexível disciplina pode representar monotonia. Tudo ficará muito mais fácil se colocarmos o prazer como principal propulsor deste empreendimento. Minha sugestão é que você encontre conteúdos do seu interesse e prazer na língua estrangeira que deseja aprender. Caso faça isso, a aquisição do idioma será um resultado secundário da experiência de prazer de aprender aquilo que é do seu interesse. Portanto, você pode aprender o idioma através arte em geral (música, ópera, teatro, cinema, literatura), games e jogos na internet, salas de bate papo, leituras, turismo, relações sociais, vídeos, buscando informações sobre o que gosta no idioma que precisa. Dessa forma vinculará o idioma ao seu prazer e facilitará sua relação com a língua. Posteriormente, quando tiver um domínio mínimo do idioma e não o considerar mais um obstáculo, então ficará mais fácil refinar suas competências através de algum estudo sistemático caso necessite disso.

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  • Desde 1996, ano da realização da primeira turma experimental do método OLeLaS [Open Learning Languagem System (Sistema de Aprendizado Aberto de Idiomas)] apresentado neste site, encontrei com muito poucas pessoas realmente bloqueadas no aprendizado do idioma inglês. A maior parte delas apenas tinha memórias de estresse no contato com a língua ou não praticara o suficiente para desenvolver as habilidades. Uma história ilustra isso muito bem... Certa vez, um indivíduo que cumprimentava um pianista famoso, logo após assistir a um maravilhoso recital de piano, disse-lhe que seu sonho sempre fora tocar tão bem quanto o concertista. O artista respondeu a tal comentário de uma forma um tanto inesperada: "Não, você nunca quis tocar como eu." Um pouco desorientado o espectador insistiu que apreciara muito o espetáculo que, sim, sempre desejara tal competência de tocar piano tão bem. Mais uma vez obteve uma resposta impactante: "Não, você não queria isso... Se quisesse, passaria dez horas por dia praticando, como eu faço, para conseguir tal resultado!"
  • A maior parte dos estudantes de idiomas não alcançam os resultados desejados por não se dedicarem o suficiente à conquista de tal habilidade, ou por serem iludidos em relação a como praticar ou por não praticarem o suficiente. Portanto, antes de tudo, pergunte-se: "Eu realmente quero isso?".


  • O estudo da gramática antes da conquista das competências de uso do idioma é a causa mais frequente dos chamados "bloqueios" de uso ou aprendizado da língua estrangeira. Não se tratam de bloqueios reais, mas sim de inibições decorrentes do perfeccionismo resultante do conhecimento do que é certo e do desejo de evitar erros no uso do idioma. Mas como é possível evitar erros durante o processo de aprendizagem. Assim, nossa recomendação para transpor tal dificuldade, caso você tenha começado pela gramática, é que você estabeleça a meta de cometer pelo menos duzentos erros por sessão de pratica, de forma que não pare de se exercitar por inibições. Ao praticar incorporará o certo e reduzirá gradualmente a quantidade de erros.

  • A Andragogia é a ciência da educação de adultos. Ela explica a razão de muitas pessoas abandonarem cursos de idiomas, mesmo insistindo em retornar a eles periodicamente. Muitas vezes o adulto vive se culpando por não conseguir continuar seus cursos de inglês, sem se dar conta que abandonou os anteriores por aplicar sua inteligência, inconscientemente. Se alguma das condições abaixo não estiver sendo atendida um adulto frequentemente terá sua motivação enfraquecida e abandonará em breve seu curso:
    1. É necessário que o curso frequentado respeite a inteligência e a lógica do adulto... Um adulto não tolera muito tempo ser tratado como criança ou como idiota estudando conteúdos distantes de sua realidade. Não tem sentido para um adulto fazer provas... Suas verdadeiras provas são as experiências diárias: se ele consegue ou não aplicar o que aprendeu em sala. Muitos são iludidos com notas altas obtidas nas provas e com a frustração de não conseguirem utilizar nada daquilo nas situações reais do dia a dia;
    2. O que o adulto aprende deve ser imediatamente utilizável em sua vida diária para que ele consolide o aprendizado. Logo os conteúdos aprendidos devem ter relação com suas necessidades. Um adulto não vai se manter motivado estudando aspectos irrelevantes do idioma. Um adulto tem muitos papeis e uma agenda lotada de compromissos. Ele privilegiará aqueles compromissos e atividades que lhe proporcionem retornos mais rápidos sobre seus investimentos de tempo, dinheiro e esforço.
    3. Relacionada com os itens anterior vem a terceira condição: é necessário obter resultados mensuráveis em curtos períodos de tempo de dedicação. Um adulto não frequentará um curso por sete anos para conseguir ler no quarto ou quinto ano e falar somente no oitavo! Os métodos de ensino de adultos permitem que a cada dois ou três meses ele consiga medir as conquistas, não através de provas de gramática, mas nas situações reais de vida! Leitura e compreensão de textos fluente se adquire em um período de três a seis meses! Compreensão auditiva para músicas e filmes se desenvolve em seis a doze meses; o mesmo acontece com as competências de conversação e redação, respeitados os prerrequisitos: é funcional dominar a compreensão auditiva para treinar a conversação e saber ler para desenvolver a redação.
    4. Logo, abandonar cursos que não gerem resultados rápidos é sinal de inteligência!


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  • O desenvolvimento de uma nova competência, segundo a doutrina do C.H.A. vigente no treinamento corporativo, é construída a partir de três pilares: a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento da habilidade de usá-lo e a manifestação da atitude adequada. O conhecimento a ser adquirido é o idioma da sua escolha; a habilidade se conquista com a prática e a atitude, que muitos autores assumem somente como a motivação, é o conjunto de todas as competências prévias que tornam o indivíduo apto, disposto e disponível, a aprender e se transformar através do aprendizado e a expressar suas novas competências em contextos adequados. Em nossa abordagem fazemos uma distinção adicional que facilita e acelera processo de aprendizado. Trata-se de entender a diferença entre conteúdo e estratégia:

    1. A estratégia é o como fazer: a receita de bolo, o caminho das pedras... É sabedoria popular que uma pessoa que já fala algum idioma estrangeiro terá mais facilidade para aprender o seguinte. Se tal pessoa fala vários idiomas, atribuimos a ela uma facilidade ou aptidão maior. A pergunta é: o que ela aprendeu além de cada idioma que torna mais fácil aprender o seguinte? A resposta é: ela aprendeu a aprender. Ela sabe o como estudar, como memorizar, quando e quanto fazer de cada atividade. Ela já tem a memória auditiva mais treinada, já compreende que o processo leva algum tempo e sabe pensar e sentir no novo idioma se for um bom falante de outras línguas. Todas essas competências que incluem o planejamento, a prática e o uso não dependem do idioma escolhido, são aquilo que chamamos de estratégia de aprendizagem.

    2. Conteúdo é o idioma que você deseja aprender. Não importa qual seja ele, você poderá utilizar sempre a mesma estratégia.
    3. Se você investir algum tempo prévio em conhecer como funciona o processo, ou seja, conhecer o software antes ou durante a busca de conteúdos, conseguirá otimizar o seu rendimento e obterá maior retorno sobre seu investimento de dinheiro, tempo e esforço.


  • Compreendemos que, no caso da língua inglesa em nosso país, grande parte das pessoas já dedicou muito tempo e esforço a tal idioma, portanto tais investimentos não devem ser desperdiçados. Por essa razão acreditamos que a melhor opção para um adulto que busca a língua inglesa seja um método de aprendizado aberto que possibilite o desenvolvimento de competências específicas na ordem desejada pelo estudante.
  • Isso significa que é possível aprender apenas a leitura e compreensão de textos (Inglês Instrumental) ou somente a audição e compreensão do discurso. Há estudantes que já leem e/ou escrevem fluentemente na língua inglesa que necessitam ou desejam apenas compreensão auditiva ou somente conversação, quando já tem a audição funcionando bem.

    Para isso elaboramos um método oferecido para complementar as competências já adquiridas. Em nossa abordagem você treina apenas o que desejar. Não oferecemos estágios: pessoas de níveis diferentes podem aprender juntas. Nós disponibilizamos atividades específicas, parte delas individualizadas, para o desenvolvimento das seguintes competências:

    1. Saber Aprender: seminário intensivo de estratégias de aprendizagem;
    2. Leitura e Compreensão de Textos;
    3. Audição e Compreensão de Discursos;
    4. Conversação e Expressão Verbal;
    5. Redação.

    Você pode selecionar apenas o que desejar, não existe ordem nos módulos. Não obstante, se começar conversação antes de treinar a audição, bem como buscar redação antes da leitura, apenas levará mais tempo no módulo, mas não é impossível ou mais difícil.


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Links de Bons Conteúdos na Internet sobre o aprendizado de idiomas

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Respostas às Perguntas Mais Frequentes

  1. Quais são as indicações para as minhas necessidades específicas?


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  3. O que é o método OLeLaS?
  4. Open Learning Language System ou, em português, Sistema Aberto de Aprendizagem de Línguas é uma abordagem de ensino de idiomas para público adulto destinada a aproveitar experiências de aprendizado anteriores e dar liberdade para o estudante escolher seu roteiro de necessidades:

    • Aprendizado de adultos representa contemplar os três primeiros princípios da Andragogia:

      1. Um método inteligente e com estrutura lógica compatível com a agenda concorrida de público adulto;

      2. Módulos de atividades independentes cujos resultados de evolução são facilmente mensuráveis em curtos períodos de tempo (a cada 2 meses é possível constatar ganhos);

      3. O que o adulto aprende é imediatamente utilizável no seu contidiano, ajudando-o a se manter motivado e focado em seu objetivo.

    • As principais características desse método são:

      1. Antes de explorar conteúdos o aluno é preparado para saber o como estudar e aprender com o programa COMO FALAR OUTROS IDIOMAS de estratégias de aprendizagem e desinibição;

      2. O que o adulto estabelece um plano de ação compatível com as suas necessidades de aquisição de competências, disposição e disponibilidade de tempo e recursos (tendo clareza de suas metas e estratégias de monitoramento de resultados ele se sente mais seguro e respeitado);

      3. Não existem provas ou testes de nivelamento pois:

        • As verdadeiras avaliações de um adulto são no seu dia a dia: se ele consegue ou não utilizar o que aprende;

        • Não existem estágios nem turmas: a maior parte dos módulos é individualizada, de acordo com a disponibilidade, disposição e necessidade do estudante;

      4. O participante tem acesso a diferentes recursos para dar suporte aos seus planos: coaching, conteúdos à distância, lista de mensagens diárias para aquisição de vocabulário, etc.;


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  5. O que é o curso INGLÊS para ADULTOS?
  6. É um curso de inglês originalmente construído para adultos com dificuldades de aprender ou falar a língua inglesa. Ele nasceu do seminário intensivo COMO FALAR OUTROS IDIOMAS que no passado chamava-se DESBLOQUEIO PARA APRENDER OUTROS IDIOMAS.

    Atualmente, baseado no método OLeLaS, possui um pacote completo de módulos destinados a público adulto que busque alto retorno sobre o seu investimento de tempo, esforço e dinheiro.

    Nossa abordagem é individualizada e cada cliente tem um plano personalizado de desenvolvimento das competências desejadas, o que dispensa o uso de provas de nivelamento, avaliações periódicas ou a necessidade de formarem-se turmas em estágios para dar sequência aos estudos. Para muitas pessoas, muito mais caro que o dinheiro gasto em salas de aula com vários participantes, é o seu tempo investido sem o retorno esperado e a lentidão na conquista das habilidades desejadas.

    Assim, o método disponibiliza os seguintes módulos complementares de apoio ao processo de aprendizagem de cada cliente, nas três fases de desenvolvimento:

    1. Fase de Instrumentalização
    2. Estes módulos contêm o mesmo método de aprendizado e estão ordenados de acordo com distintos graus de estresse associado ao contato com o inglês, desde pessoas com baixa rejeição até aqueles que têm alta rejeição e estresse e grande necessidade de aprender:

      • Livros que apresentam o método
      • Destinado a público adulto que buscam melhor desempenho no aprendizado de idiomas estrangeiros


      • Curso de Inglês ONLINE do IDPH
      • Curso à distância destinado à aquisição de vocabulário da língua inglesa para leitura e compreensão de textos (Inglês Instrumental) e compreensão auditiva do discurso fluente para público com pouco ou nenhum estresse no contato com a língua inglesa.

      • COMO FALAR OUTROS IDIOMAS
      • Treinamento intensivo ou à distância de desbloqueio do aprendizado, desinibição para falar e estratégias para acelerar a aprendizagem e aquisição de competências.

      • Coaching de Conflitos
      • Atendimento individual para reorganizar motivações e conflitos inconscientes que interfiram no desempenho do aprendizado ou uso de outros idiomas.

    3. Fase de Conteúdos
    4. Estes módulos estão apresentados em ordem crescente de velocidade de aprendizado e conquista de resultados numa etapa de aquisição de vocabulário em leitura e compreensão auditiva

    5. Fase de Ativação
    6. Módulos finais de desenvolvimento das competências de expressão em inglês e complementos opcionais:

      • Sessões de Conversação em Língua Inglesa do IDPH
      • Sessões individuais de prática de conversação por Skype ou telefone com método de questionamento estruturado destinado à conquista da prontidão no uso da língua inglesa.

      • Redação em Língua Inglesa
      • Práticas monitoradas de redação, correção e sugestão de formas de expressão escrita.

      • Gramática da Língua Inglesa
      • Módulo opcional de sessões individuais de solução de dúvidas e prescrição de exercícios de gramática para quem deseja refinar qualidade de redação.

      • Coaching de Idiomas
      • Sessões individuais de coaching para planejamento, acompanhamento e conquista de objetivos.


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  7. Quais são os principais benefícios deste método?

    • Economia de tempo, dinheiro e esforço no aprendizado de inglês;

    • Aprendizado de competências específicas num método sem testes de nivelamento, estágios, provas e gramática, totalmente focado na necessidade do participante;

    • Resultados rápidos e mensuráveis em curtos períodos de tempo;

    • Método agradável, fácil e efetivo;

    • Método que trata adultos como gente grande!


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  8. Qual é a diferença entre esta e as outras escolas?
  9. A principal diferença é oferecemos um método de aprendizagem, em vez de uma metodologia de ensino. Isso significa que o modelo se adapta às necessidades do aluno, na frequência e intensidade desejadas. Na prática, não existem livros didáticos. Todo o processo de aprendizagem é personalizado e estruturado a partir dos conteúdos de interesse do aluno.


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  10. Por que uma criança aprende com mais facilidade que um adulto?
  11. Apenas porque se dedica em tempo integral e não tem vários papeis sociais a desempenhar ou compromissos concorrentes na agenda.

    De fato, uma criança se esforça muito mais para aprender! A aquisição da conversação fluente toma-lhe de três a cinco anos de dedicação total até que seja capaz de sustentar o discurso fluente. Um adulto pode aprender muito mais rapidamente: dependendo da necessidade e da dedicação isso pode representar seis meses, um ano ou dois.

    Portanto é um mito acreditar que a criança aprende o idioma materno com mais facilidade pois além do idioma ela ainda precisa aprender a coordenar todo aparelho respiratório e a sintaxe da comunicação adulta... O adulto só precisa aprender a nova língua. Entretanto, sim, uma criança aprende um segundo idioma mais rapidamente que um adulto pois se envolve muito mais com o novo desafio, enquanto o adulto tem seus interesses e foco de atenção fragmentados por uma grande quantidade de compromissos.


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  12. Por que não consigo aprender inglês?
  13. Podem haver várias razões... Na primeira página do site COMO FALAR OUTROS IDIOMAS há vários vídeos apresentando as razões mais comuns. Via de regra, podemos rapidamente mencionar as seguintes:

    • Por falta de prática decorrente do perfeccionismo e do medo de errar;

    • por falta de prática da competência desejada: estudam gramática ou leitura pensando que assim desenvolvem a conversação ou a redação;

    • por falta de estratégia adequada;

    • por falta de foco de atenção e/ou planejamento de estudos;

    • por falta de necessidade real e motivação verdadeira;

    • por obsessão de falar o idioma estrangeiro mais perfeitamente do que a própria língua mãe;

    • por não treinarem suficientemente o ouvido a ponto de descondicioná-los dos sons da língua materna;

    • por conflitos inconscientes ou motivações conflitantes em relação ao que fazer com o idioma.


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  14. Como funciona o método INGLÊS para ADULTOS?
  15. Para o iniciante recomendamos o seguinte roteiro de atividades:


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  16. Que resultados devo esperar?
  17. Os resultados esperados mais comuns são:

    • Aprender a pensar e sentir na língua inglesa;

    • Começar a sonhar em inglês em um ou dois meses de estudo;

    • Passar a ouvir os sons, distinguindo-os e, gradativamente, melhorando a pronúncia;

    • Redução drástica do estresse de aprendizagem, estudo e uso do idioma;

    • Prontidão no acesso e uso do idioma em situações reais;

    • Satisfação de alcançar resultados mensuráveis em curtos períodos de tempo;

    • Excelente retorno sobre investimento de tempo, dinheiro e esforço.


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  18. O que devo considerar como resultados do programa?

    • Audição de qualidade de falantes nativos;

    • Redução de estresse geral;

    • Mais criatividade, concentração e melhora da comunicação;

    • Melhora da performance de aprendizagem em outros setores da vida;

    • Resultados perceptíveis em curtos intervalos;

    • Aprender e usar o idioma com prazer e desenvoltura.


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  19. Como eu sei se deu resultados?
  20. Através da própria percepção e dos comentários e elogios de outras pessoas com quem convivemos e/ou utilizamos o idioma estrangeiro. Frequentemente nossos clientes que frequentam outras escolas de idiomas comentam que seu outros professores se espantam com os resultados obtidos rapidamente em nossos workshops.


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  21. O que faço com o curso regular ou escola de idiomas que estou frequentando? O que eu faço com o meu professor de idiomas?
  22. Qualquer método de ensino funciona quando o aluno sabe a estratégia de como aprender, portanto recomendamos que o aluno continue com seu professor original ou escola. Entretanto nunca recomendamos uma escola ou professor que dê ênfase no ensino de gramática, pois este conhecimento retarda o aprendizado de adultos e crianças.


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  23. Como podem pessoas de diferentes níveis de conhecimento de línguas conviverem na mesma sala de estudos? Os grupos não deveriam ser homogêneos?
  24. Tenta-se fazer turmas homogêneas em escolas tradicionais de ensino de idiomas estrangeiros, cujos resultados você já conhece!

    Em nosso método, tanto quanto possível, buscamos simular as situações reais de uso do idioma estrangeiro, portanto, em algumas atividades, alunos de diferentes níveis convivem juntos, já que no aprendizado de uma criança ela convive com falantes de diferentes níveis de domínio da língua a ser aprendida.


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  25. Qual é a garantia que tenho de que o método funciona?
  26. Em nenhuma ciência humana existe garantia de algo que depende de todas as partes envolvidas: educação, comportamento, etc. Apesar disso, temos uma taxa de satisfação de nossos clientes de 95% dos participantes de nossos cursos e atividades. Nós não propomos contratos longos. Cada interessado é convidado a fazer uma atividade de cada vez e é convidado a continuar somente caso tenha alcançado seus objetivos na atividade anterior.


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  27. Há quanto tempo o IDPH oferece este trabalho no mercado?
  28. O workshop que deu origem ao nosso curso de inglês e o programa de Inglês Instrumental foram apresentados ao mercado entre 1994 e 1996. O curso de inglês oferecido pelo IDPH foi construído em diferentes fases, sendo que as primeiras atividades começaram na década de 1990 e as mais recentes (gramática e redação) no ano de 2010.


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  29. Existem pacotes para pessoas com necessidades específicas na língua inglesa?
  30. Sim, esse é o nosso principal diferencial. O interessado contrata apenas a competência que deseja, escolhendo entre leitura, compreensão auditiva, conversação ou redação.


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  31. Existe teste de nivelamento? Como são as avaliações de desenvolvimento neste método? Receberei certificado no final do curso?
  32. Não existem testes de nivelamento pois não existem estágios. As avaliações são feitas pelo próprio aluno, isto é, ele não é avaliado, ele avalia o curso todo o tempo. As melhores avaliações são feitas no cotidiano:

    • Se consegue ler e compreender textos mais rápida e facilmente;

    • Se consegue entender melhor as músicas que escuta ou os discursos e filmes que assiste;

    • Se percebe que sua sonoridade de fala, dicção e respiração melhoram;

    • Se outras pessoas compreendem melhor o que falam;

    • Se lembram-se mais facilmente do que aprenderam nas situações de uso do idioma;

    • Se conseguem usar a língua inglesa com menos estresse e mais desenvoltura e conforto.

    Não disponibilizamos certificados. Recomendamos que os interessados busquem-nos em entidades oficiais de aplicação dos exames mais requisitados: Cambridge, TOEFL, etc. Nestes casos os certificados são aceitos internacionalmente e o conhecimento medido não depende de provas elaboradas para aprovar candidatos baseadas num método da escola. Estes certificados, por não estarem vinculados a quaisquer métodos, possuem maior credibilidade e realmente avaliam os candidatos.


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  33. Quais são as bases científicas deste método?
  34. A maior parte das bases em que fundamentamos os princípios deste método não vem da Educação, infelizmente. As referências apresentadas abaixo provém principalmente de pesquisas e conhecimentos provenientes das Neurociências, Psicologia, Psicomotricidade, Psicobiologia, Psicologia Social, Fonoaudiologia e Administração, entre outros. Não incluimos nessas referências toda a bibliografia complementar considerada não científica, o que tornaria essa lista ainda maior. Uma parcela das indicações abaixo não é publicação acadêmica ou científica, mas livros de cientistas escritos numa linguagem informal para leigos (essa é uma das razões de não termos também sido estritos nas normas de apresentação de bibliografia científica):

    • Amen, Daniel G. - "Transforme seu Cérebro, Transforme sua Vida" - Editora Mercuryo
    • Bar-on, Reuven; Parker, James D. A; - "Manual de Inteligência Emocional" - Artmed Editora
    • Beaver, Diana - "Saiba usar a cabeça" - Cultrix
    • Bradberry, T. & Greaves, Jean - "Desenvolva a sua Inteligência Emocional" - Ed. Sextante
    • Csikszentmihalyi, Mihaly - "A Descoberta do Fluxo" - Editora Rocco
    • Damásio, António R. - "O Erro de Descartes" - Companhia das Letras
    • De Leeuw, Manya; De Leeuw, Eric - "Read Better, Read Faster" - Pelican
    • Derks, Lucas - "Panorama Social" - IDPH Editora
    • Dryden, Gordon & Vos, Jeannette - "Revolucionando o Aprendizado" - Makron Books
    • Dubin, Fraida; Eskey, David E.; Grabe, William - "Teaching Second Language Reading for Academic Purposes" - Addison-Wesley Publishing Company
    • Erickson, Milton H.; Rossi, Ernest L.; Rossi, Sheila - Hypnotic Realities - Irvington Publishers, Inc.
    • Feldenkrais, Moshe - "Consciência pelo Movimento" - Summus Editorial
    • Gardner, Howard - "Inteligências Múltiplas" - Artes Médicas
    • Gazzaniga, Michael S.; Heatherton, Todd F. - "Ciência Psicológica - Mente Cérebro e Comportamento" - Artmed Editora
    • Gendlin, Eugene - "Focalização" - Ed. Gaia
    • Goleman, Daniel - "Inteligência Emocional" - Objetiva
    • Gordon, David; Dawes, Graham - "Expanding Your World" - Desert Rain
    • Grand, David, Ph.D. - "Cura Emocional em Velocidade Máxima - O Poder do EMDR - Nova Temática Editora
    • Hall, Michael, Ph.D. - "Self Actualization Psycology" - Neuro-Semantics Publications
    • Holland, J. G.; Skinner, B. F. - "A Análise do Comportamento" - E.P.U.
    • Johnson, Steven - "Emergência" - Jorge Zahar Editor
    • Keeney, Bradford - "The Energy Break" - Golden Books, NY
    • Kellet, Michael C. - "How to Improve your Memory and Concentration" - Monarch Press"Read in Kofman, Freddy - "Metamanagement" - Willis Harman House
    • Land, George; Jarman, Beth - "Ponto de Ruptura e Transformação" - Ed. Cultrix
    • Lipton, Bruce H. - "A Biologia da Crença" - Butterfly Editora
    • Markova, Dawna - "O natural é ser inteligente" - Summus Editorial
    • Margulies, Nancy, M.A. - "Mapping Inner Space" - Zephyr Press
    • Maslow, Abraham - "Motivation and Personality" - Harpeer & Row, Publishers, NY
    • Maturana, Humberto R.; Varela, Francisco G. - "A Árvore do Conhecimento" - Editorial Psy
    • Meinel, Kurt - "Motricidade I" - Ao Livro Técnico S.A.
    • Meinel, Kurt - "Motricidade II" - Ao Livro Técnico S.A.
    • Nuttall, Christine - "Teaching Reading Skills in a Foreign Language" - Heinemann International
    • Pearsall, Paul - "Memória das Células" - Ed. Mercuryo
    • Pert, Candace B. - "Molecules of Emotion" - Scribner
    • Prichard, Allyn & Taylor, Jean - "Accelerating Learning" - Academic Therapy Publications
    • Ribeiro do Valle, Luiza E. L. e outros - "Neuropsicologia e aprendizagem - Tecmedd
    • Rose, Colin - "Accelerated Learning" - Accelerated Learning Systems Ltd.
    • Rossi, Ernest L. - "A Psicobiologia de Cura Mente-Corpo" - Editorial Psy II
    • Rossi, Ernest L. - "The 20-minute-brask" - Jeremy P. Tarcher, Inc.
    • Sacks, Oliver - "Alucinações musicais" - Companhia das Letras
    • Scott, Michael - "Read in English - Estrategias para una Comprensión Eficiente del Inglés - Longman
    • Seligman, Martin E. P. - "Felicidade Autêntica" - Ed. Objetiva
    • Senge, Peter - "A Quinta Disciplina - Caderno de Campo" - Ed. Qualitymark
    • Senge, Peter - "A Quinta Disciplina" - Editora Best Seller
    • Shapiro, Francine - "Eye Movement Desensitization and Reprocessing - EMDR - Nova Temática Editora
    • Smith, Frank - "Insult to Intelligence" - Heinemann International
    • Smith, Frank - "Reading" - University of Cambridge
    • Smith, Frank - "To Think in Language, Learning and Education" - Routledge
    • Smith, Frank - "Understanding Reading" - Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
    • Snyder, C. R. & Lopez, Shane J. - "Psicologia Positiva" - Artmed
    • Springer, Sally P; Deutsch, Georg - "Cérebro Esquerdo, Cérebro Direito" - Summus Editorial
    • Tomatis, Alfred - "O ouvido e a linguagem" - Livraria Civilização Editora (Porto - Portugal)
    • Tomatis, Alfred - "Todos nascemos poliglotas" - Instituto Piaget (Lisboa - Portugal)
    • Wind, Y; Crook, C; Gunther, R. - "A Força dos Modelos Mentais" - Bookman & Wharton School
    • Williams, Linda V. - "Teaching for the Two-Sided Mind" - Touchstone Book/Simon & Schuster


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